REFLEXÃO CRÍTICA
REFLEXÃO CRITICA INDIVIDUAL DA UC
METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO I (MI17/18)
Ano letivo de 2017-2018
Prof. Fernando Albuquerque Costa
Prof. Fernando Albuquerque Costa
Esta breve reflexão procura
traduzir, por meio de palavras a minha percepção sobre o caminho da
aprendizagem percorrido na Unidade Curricular Metodologia da Investigação I.
Relembrando, nosso percurso
nessa UC teve inicio em 13/11/17, com o envio de um e-mail, na qual define a estratégia de trabalho, em que se pretende valorizar
substancialmente o trabalho autónomo de cada um na construção do conhecimento
sobre a temática da metodologia de investigação em educação, e que iria
utilizar uma plataforma diferente da que estávamos utilizando, http://metinv.weebly.com/. Neste mesmo documento nos informa sobre a sessão
síncrona, do dia 16/11/17, na qual explanou como seria conduzida a referida UC.
Esta nova experiência nos
trouxe mais flexibilidade, pois além das sessões síncronas deveríamos desenvolver
um ambiente pessoal de aprendizagem (APA), entendido como um espaço pessoal
online, onde organizo as aprendizagens referentes às TIC, realizado ao longo do
período das aulas, tomando como ponto de partida, diferentes temas abordados e
relacionados com as metodologias de investigação científica no campo da
Educação. Neste ambiente, pude selecionar a partir dos textos sugeridos, alguns temas que
acredito, possam contribuir com a consolidação da minha aprendizagem e que
futuramente possa utilizar na dissertação final do Mestrado em Educação e Tecnologias
Digitais. Este APA fora realizado com a ferramenta Blogger, associada às contas
Google, http://ricardonatalicchio.blogspot.pt/.
Ao longo desta sessão, como
dito anteriormente, pode apresentar a formatação da UC, a condução do APA e o
trabalho em grupo à ser entregue no final da mesma. Tal trabalho refere-se a um
pré-projeto de investigação, sobre um caso indicado pelo professor, denominado “Só
com um computador na Escola”, o qual deveríamos imaginar que projeto teria sido
criado para planejar o caso em estudo.
Comentou com os presentes a
metodologia de avaliação (60% APA e 40% trabalho em grupo) e que poderíamos contar
com as sessões de apoio as segundas feiras, as 21:00 hrs (horário de Lisboa-PT),
pelo Skype, todavia pude participar apenas uma vez, em função de tarefas familiares.
Porem as sessões síncronas, através da plataforma Zoom, foram num total de seis
e tornaram-se cruciais a consolidação das aprendizagens. Continuando apresentou
aos presentes o conteúdo do módulo 1, sobre a natureza da investigação
cientifica, foi uma sessão muito produtiva, na qual o professor Fernando nos
explicou o que é o conhecimento científico e suas características. A temática
principal da aula foi tratar sobre a investigação científica no campo da
Educação. Interessante conhecer o papel da investigação científica em Educação:
busca de soluções para problemas, a partir da compreensão dos fenômenos
estudados. Estávamos diante de um dos critérios para formulação de um problema
a ser estudado no campo da Educação: aplicabilidade, o objetivo de um estudo
é encontrar respostas para as questões que são importantes, tanto em sentido
teórico como aplicado (Tuckman (2002).
Falamos em Etapas da
Investigação, neste momento, o professor discorreu sobre diferentes fases
do processo investigativo:
- Problematização - questões e
objetivos da investigação;
- Planejamento - Plano de
investigação que contempla itens como: objeto de análise, instrumentos de
análise, informantes, modelo de análise;
- Recolha e análise de informações:
resultados, conclusões, aplicação e implicações.
Como estratégia geral,
acompanhava as sessões, redigia algumas anotações e posteriormente, já de posse
da gravação, realizava um mapa conceitual e através desta reflexão e imaginando
a área e o tema da dissertação, selecionava alguns textos para leitura,
disponibilizados previamente pelo professor em um grupo privado na ferramenta
Mendeley, e posterior reflexão.
Como
primeira tarefa, após a realização do ambiente APA, fora solicitado a inclusão
dos objetivos pessoais e a respectiva estrutura
para alcançá-los. Listo abaixo as minhas expectativas:
- Desenvolvimento do APA;
- Organização das informações de maneira adequada;
- Compreender os objetivos da UC, quanto a sua natureza,
relevância e fundamentação;
- Estruturar as questões pertinentes à investigação
cientifica, do ponto de vista ético e educacional, proporcionando a divulgação
de sínteses pertinentes ao tema, que nos leve a reflexão sobre os desafios
propostos.
Ainda no módulo 1, mas na
segunda sessão síncrona no dia 23/11/17, o professor tratou de diferenciar o
estudo qualitativo do estudo quantitativo. Começou falando da etapa inicial de
um projeto de pesquisa: Tópico, Problema e Tese.
Explicou-nos sobre a
formulação de problemas, da importância de reduzir a um aspecto para se
aprofundar e estudar, para delimitar o problema a ser estudado, onde o
investigador deverá defender um ponto de vista (uma tese).
O que é uma tese? É uma
afirmação expressa, uma determinada ideia, ou proposição que irá ser documentada
e descrita com base em recolhas de evidências, exemplos, argumentos... Pode
estar condensada no próprio título da tese/dissertação.
Em termos acadêmicos, é
necessário elaborar uma tese relacionada a integração das TIC na sala de aula,
numa perspectiva qualitativa.
Como se formula um problema
de investigação?
- Selecionar um tópico: Os
efeitos da publicidade no consumo do tabaco (serve para situar o
problema).
- Questão:
Que impacto têm as mensagens de alerta sobre os riscos de câncer exibidas
nas embalagens de tabaco têm sobre o consumo?
- Tese: As
mensagens de alerta sobre os riscos de câncer nas embalagens diminuem o
consumo de tabaco, principalmente, entre os jovens.
A tese mostra o caminho que
o investigador percorrerá no seu processo de investigação, ele deverá comprovar
o que afirmou em sua tese. Tratar sobre os efeitos das propagandas sobre o
consumo de tabaco.
Tratando especificamente
sobre investigação na área da Educação, fomos levados a pensar numa perspectiva
mais qualitativa e desafiados a elaborar exemplos de questões de investigação e
teses. Eu formulei assim:
- Tópico: Integração
das TIC na sala de aula.
- Questão: Que
mudanças suscitam as TIC na organização das salas de aula?
- Tese:
As TIC promovem alterações significativas na organização da sala de aula.
Para aprofundamento sobre a
temática, as leituras me ajudaram bastante. Uma das leituras que destaco sobre
as etapas iniciais de um projeto de investigação encontrei em Tuckman (2002) e
em Almeida&Freire (2003) um grande apoio para minha aprendizagem, pois os
textos indicados para a leitura tratavam exatamente de clarificar sobre essa
fase inicial da elaboração do projeto.
Já no módulo 2, na terceira
sessão síncrona no dia 30/11/18, o professor abordou o tema “Sobre paradigmas
de investigação científica”, onde nossos objetivos eram fazer uma distinção
entre os principais paradigmas de investigação em Educação e respetivos
fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos e ainda, conhecer para
tomar consciência dos principais desafios de natureza deontológica e ética na
investigação científica em geral, e na investigação em educação em particular.
Na quarta sessão realizada
no dia 06/12/17, ainda no módulo 2, o tema fora Paradigmas de Investigação. De acordo com as explicações,
compreendi na época que o investigador enuncia na 1ª parte do capítulo as suas
opções metodológicas, situa os paradigmas que fundamentarão suas escolhas na
produção de sua pesquisa. Para isso, é preciso justificar sua opção e depois
suas escolhas.
Um dos livros citados nas
referências, Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional,
trata dos paradigmas interpretativos, e nele é citado o quadro Paradigmas
Interpretativos, de Denzin & Lincoln (1994:13) , que ilustra muito bem o
estudo que estávamos fazendo nesta sessão.
Algumas reflexões precisam
ser feitas pelo investigador:
- Que tipo de investigador sou eu?
Quais as minhas crenças?
- Qual abordagem pretende fazer? De
cariz Naturalista ou Humanistas?
- Quais os instrumentos de recolha
de dados precisarei utilizar para conseguir as respostas para a questão
inicial? (a perspectiva está relacionada com as escolhas dos
instrumentos).
Em seguida, o professor
discorreu sobre a abordagem Naturalista/Humanista, tratando sobre a ênfase, na
qual recai os estudos elaborados com base nesta perspectiva:
- interpretação do real;
- representações dos indivíduos;
- linguagem utilizada;
- natureza subjetiva da realidade,
em contraponto à natureza objetiva da abordagem Positivista;
- ponto de vista do autor;
- vê o indivíduo como um ser ativo
na construção do real[...].
O professor frisou bem
durante a conferência que o mais importante é a posição metodológica assumida
pelo investigador e porquê. É preciso saber justificar!
Em seguida, passamos a
tratar de uma das estratégias de pesquisa qualitativa, o Estudo de Caso. Assim,
como a investigação etnográfica, os estudos (auto) biográficos e a
investigação-ação. Todas são exemplos de pesquisas qualitativas. Para o Estudo
de Caso, a coleta de dados é proveniente de entrevistas com perguntas abertas e
de outros instrumentos.
Ainda nos foi passado à
dimensão ética do trabalho científico, onde fora abordado sobre os cinco eixos no
uso da informação:
- eixo 1: necessidade de informação;
- eixo 2: informação de
investigação;
- eixo 3: a avaliação da informação;
- eixo 4: a organização do
conhecimento;
- eixo 5: a utilização ética da
informação.
Na sessão do dia 14/12/17,
a quinta, já no módulo 3, o tema abordado fora “Métodos, instrumentos e
técnicas de recolha de dados”, definindo o projeto de investigação, respondendo as questões de investigação, e os
objetivos de aprendizagem previstos para este último módulo da unidade foram:
- Identificar
características nucleares de diferentes métodos, instrumentos e técnicas
de recolha de dados empíricos, sua construção, aplicação e análise.
- Organizar,
comunicar e partilhar os resultados da investigação com a comunidade
científica.
Esta conferência teve como
objetivo nos debruçarmos sobre o Estudo de Caso do caso “Só com um
computador na Escola”. Inicialmente, o professor apresentou-nos a definição
de estudo de caso: Projeto de investigação sobre estratégias das tecnologias
digitais no currículo. Passamos a analisar o que constava no relato do
professor do caso em questão:
- O que já fazem com os equipamentos
disponíveis na escola?
- Que tipo de trabalho promovem com
os alunos?
- Com quais dificuldades se
confrontam?
- Os problemas que tiveram de
ultrapassar?
- O que os alunos faziam? Leitura e
pesquisas em livros paradidáticos e em enciclopédias, pesquisas no
computador, escreviam e-mails e outros gêneros, conforme o trabalho
proposto, um grupo assistia vídeos educativos e outros faziam jogos.
Sugeriu que para elaboração
do trabalho, tentássemos identificar, a partir do caso:
- Tema;
- Problema;
- Metodologia da recolha de dados,
imaginar tabela com várias colunas para dispor as informações;
- Aspectos relacionados à
problemática;
- Justificativa;
- Objetivos do projeto;
- Técnica de recolha de dados: o que
foi utilizado pelos investigadores: entrevista ou questionário?
- Análise de conteúdos;
- Implicações/consequências.
Também fora apresentado o
caso da “Escola Google sem computador”, onde os maiores especialistas em novas
tecnologias da América, matriculam seus filhos em uma escola sem gadgets,
apenas lápis e papel.
Na sexta e ultima sessão
síncrona, no módulo 3, ocorrida no dia 19/12/17, continuamos com o tema
anterior, trabalhando sobre o trabalho de Clara Coutinho, “Aspectos metodológicos
da investigação em tecnologia educativa em Portugal” sendo a recolha de dados o
mote da sessão.
Acredito que a experiência adquirida
na confecção do trabalho em grupo do pré-projeto, as questões pertinentes a paradigmas
da investigação e sobre a metodologia da pesquisa qualitativa, indicada para se
fazer pesquisa na área da Educação estão bem mais claras. Nos colocar no lugar
do pesquisador, recorrer a diversas fontes de pesquisa e elabora-lo de forma
colaborativa, enriquece nosso aprendizado. Esta UC, ampliou meu conhecimento
sobre as ferramentas de apoio ao investigador, permitindo ampliar minhas
possibilidades de pesquisa e organização, de forma sistematizada, aprimorando
minhas competências. Espero continuar, de forma estruturada, minha aprendizagem
e a UC de Metodologia de Investigação fora um dos primeiros degraus nesta
caminhada.
RICARDO NATALICCHIO
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