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A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, NO CAPITULO 1, A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (ALMEIDA & FREIRE, 2003, PP.18-34)

A partir do livro, Metodologia da investigação em psicologia e educação, no capitulo 1, A Investigação em Psicologia e Educação (Almeida & Freire, 2003, pp.18-34), os autores abordam as questões relacionadas ao conhecimento científico em geral, suas características e produção do conhecimento cientifico. Fala-nos sobre os modelos de investigação, critérios e tipologia das investigações.

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Almeida & Freire, (2003) relata que o termo ciência, do latim scientia, significa “conhecimento, doutrina, erudição ou prática (Arnal et al., 1992). Hoje podemos definir como um “conjunto de conhecimentos organizados sobre a realidade através do método científico” (Bravo, 1985, referido por Almeida & Freire, 2003).

CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico é mais organizado, sistemático e preciso na sua fundamentação.
Objetivo: descreve a realidade tal como ela é ou poderia ser (mesmo que falível) e não como gostaríamos que fosse;
Empírico: baseado na experiência, nos fenômenos e nos factos;
Racional: assente na lógica e na razão como meio para alcançar os seus resultados;
Replicável: os resultados devem ser repetidos ou a sua verificação pode ser realizada por outros investigadores noutras circunstâncias;
Sistemático: conhecimento organizado, estruturado, coerente, inter-relacionado e incorporado num sistema;
Metódico: é resultado de uma metodologia rigorosa;
Comunicável: expressado de forma clara, com uma linguagem precisa e aceite pela comunidade científica;
Analítico: vai além das aparências, procura a complexidade e a amplitude dos fenômenos;
Factual: a origem das informações e resposta são os factos ou fenômenos externos ao investigador;
Cumulativo: conhecimento que é construído, ensaiado e estruturado através de conhecimentos científicos anteriores.

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
Conceitos básicos da ciência- fatos (realidade)/ fenômenos (ocorrências)/ dados.
Fatos são tudo aquilo que se conhece ou que se supõe a propósito da realidade, os quais , quando circunscritos no espaço e no tempo , denominam-se acontecimentos. Estes quando são estudados pelo investigador designam-se fenômenos, sendo a informação deles extraída designada por dados. Os dados identificam-se, então, com todo o tipo de informação descritiva da realidade, como por ex.; enunciados, afirmações e negações.
A ciência procura relações constantes e invariáveis, ou seja, leis.
Na investigação científica uma lei é precedida de uma conjectura, ou seja, uma resposta ou explicação provisória de um dado problema descrito sob a forma de relações entre FENÔMENOS (hipóteses).
Para poder explicar e contrastar  fenômenos é necessário um sistema de relações, contrastadas mediante DADOS empíricos – teoria- sistema ou quadro descritivo, e se possível explicativo, preditor e controlador dos fenômenos.

A INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA
Se movida mais pela descoberta e fixação de leis gerais, podem ser investigação básica ou investigação pura.
Se movida pela resolução de problemas concretos e particulares, podem ser investigação aplicada ou investigação prática.

OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO
Objetivo – explicação das relações de causalidades entre os fenômenos
Objetivos da investigação: vai depender da natureza dos fenômenos e das variáveis em presença, bem como das condições de maior ou menos controle em que  a investigação vai ocorrer.
Objetivo descritivo: inventariação das características  num grupo  ou dos valores que pode assumir  uma variável. (descrição de grupos populacionais, levantamentos, recenseamentos ou estudos epidemiológicos)
Objetivo predição das categorias ou valores dos fenômenos –Ex.: psicólogos sugerem determinadas medidas educativas  face ás características pessoais e de aprendizagem do aluno.

MODELOS DE INVESTIGAÇÃO
Se movida mais pela descoberta e fixação de leis gerais, podem ser investigação básica ou investigação pura.
Se movida pela resolução de problemas concretos e particulares, podem ser investigação aplicada ou investigação prática.
Finalidade – investigação-ação
Profundidade – exploratórias e experimentais / descritivas e as correlacionais


Metodologia da investigação em psicologia e educação (Almeida & Freire, 2003, p. 20).
Metodologia – quantitativas / qualitativas
Quantitativo- experimental- voltada para a predição e explicação através das testagens de teorias e hipóteses
Qualitativa- correlacional- voltada para a compreensão e a predição dos fenômenos através da formulação de hipóteses sobre as relações entre variáveis
Quantitativa- dirigida a compreensão e descrição de fenômenos globalmente considerados
Empírico Analítica- associada às expressões de investigação quantitativa ou positivista ou experimental- objetivo explicar, predizer e controlar fenômenos- a investigação busca as regularidades  e leis explicativas através dos esforços colocados na objetividade dos procedimentos e na quantificação das medidas.
Humanista-interpretativa- associada a expressões qualitativa e naturalista- interessa olhar aos significados e às intenções das ações humanas

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
Elementos informativos básicos
Dados ou observações – método cientifico / indutivo – heurístico / exploratório
Teorias ou postulados teóricos – método cientifico / dedutivo – réplica / testagem
Momentos preparativos da investigação
Plano de investigação

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