A INVESTIGAÇÃO EM
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, NO CAPITULO 1, A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (ALMEIDA & FREIRE, 2003, PP.18-34)
A partir do livro, Metodologia da investigação em psicologia e educação, no capitulo 1, A Investigação em Psicologia e Educação (Almeida & Freire, 2003, pp.18-34), os autores abordam as questões relacionadas ao conhecimento científico em geral, suas características e produção do conhecimento cientifico. Fala-nos sobre os modelos de investigação, critérios e tipologia das investigações.
O CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
Almeida &
Freire, (2003) relata que o termo ciência, do latim scientia, significa
“conhecimento, doutrina, erudição ou prática (Arnal et al., 1992). Hoje podemos
definir como um “conjunto de conhecimentos organizados sobre a realidade
através do método científico” (Bravo, 1985, referido por Almeida & Freire,
2003).
CARACTERÍSTICAS
DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O
conhecimento científico é mais organizado, sistemático e preciso na sua
fundamentação.
Objetivo: descreve a
realidade tal como ela é ou poderia ser (mesmo que falível) e não como
gostaríamos que fosse;
Empírico: baseado na
experiência, nos fenômenos e nos factos;
Racional: assente na
lógica e na razão como meio para alcançar os seus resultados;
Replicável: os resultados
devem ser repetidos ou a sua verificação pode ser realizada por outros
investigadores noutras circunstâncias;
Sistemático: conhecimento
organizado, estruturado, coerente, inter-relacionado e incorporado num sistema;
Metódico: é resultado
de uma metodologia rigorosa;
Comunicável: expressado de
forma clara, com uma linguagem precisa e aceite pela comunidade científica;
Analítico: vai além das
aparências, procura a complexidade e a amplitude dos fenômenos;
Factual: a origem das informações e
resposta são os factos ou fenômenos externos ao investigador;
Cumulativo: conhecimento
que é construído, ensaiado e estruturado através de conhecimentos científicos
anteriores.
PRODUÇÃO
DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
Conceitos básicos
da ciência- fatos (realidade)/ fenômenos (ocorrências)/ dados.
Fatos são tudo
aquilo que se conhece ou que se supõe a propósito da realidade, os quais ,
quando circunscritos no espaço e no tempo , denominam-se acontecimentos. Estes
quando são estudados pelo investigador designam-se fenômenos, sendo a
informação deles extraída designada por dados. Os dados identificam-se, então,
com todo o tipo de informação descritiva da realidade, como por ex.;
enunciados, afirmações e negações.
A ciência procura
relações constantes e invariáveis, ou seja, leis.
Na investigação
científica uma lei é precedida de uma conjectura, ou seja, uma resposta ou
explicação provisória de um dado problema descrito sob a forma de relações
entre FENÔMENOS (hipóteses).
Para poder
explicar e contrastar fenômenos é necessário um sistema de relações,
contrastadas mediante DADOS empíricos
– teoria- sistema ou quadro descritivo, e se possível explicativo, preditor e
controlador dos fenômenos.
A
INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA
Se movida mais
pela descoberta e fixação de leis gerais, podem ser investigação básica ou investigação pura.
Se movida pela
resolução de problemas concretos e particulares, podem ser investigação aplicada ou investigação prática.
OBJETIVOS
DA INVESTIGAÇÃO
Objetivo –
explicação das relações de causalidades entre os fenômenos
Objetivos da
investigação: vai depender da natureza dos fenômenos e das variáveis em
presença, bem como das condições de maior ou menos controle em que a
investigação vai ocorrer.
Objetivo
descritivo: inventariação das características num grupo ou dos
valores que pode assumir uma variável. (descrição de grupos
populacionais, levantamentos, recenseamentos ou estudos epidemiológicos)
Objetivo predição
das categorias ou valores dos fenômenos –Ex.: psicólogos sugerem determinadas
medidas educativas face ás características pessoais e de aprendizagem do
aluno.
MODELOS DE INVESTIGAÇÃO
Se movida mais
pela descoberta e fixação de leis gerais, podem ser investigação básica ou investigação pura.
Se movida pela
resolução de problemas concretos e particulares, podem ser investigação aplicada ou investigação prática.
Finalidade – investigação-ação
Profundidade – exploratórias e experimentais
/ descritivas e as correlacionais
Metodologia
da investigação em psicologia e educação (Almeida
& Freire, 2003, p. 20).
Metodologia – quantitativas / qualitativas
Quantitativo- experimental- voltada
para a predição e explicação através das testagens de teorias e hipóteses
Qualitativa- correlacional- voltada
para a compreensão e a predição dos fenômenos através da formulação de
hipóteses sobre as relações entre variáveis
Quantitativa- dirigida a
compreensão e descrição de fenômenos globalmente considerados
Empírico
Analítica- associada às expressões de investigação quantitativa ou positivista
ou experimental- objetivo explicar, predizer e controlar fenômenos- a
investigação busca as regularidades e leis explicativas através dos esforços
colocados na objetividade dos procedimentos e na quantificação das medidas.
Humanista-interpretativa-
associada a expressões qualitativa e
naturalista- interessa olhar aos significados e às intenções das ações humanas
O
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
Elementos
informativos básicos
Dados ou
observações – método cientifico / indutivo – heurístico / exploratório
Teorias
ou postulados teóricos – método cientifico / dedutivo – réplica / testagem
Momentos
preparativos da investigação
Plano de investigação
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