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OBJETIVOS E ESTRUTURA DO BLOG

Este Blog tem a finalidade de servir ao registro e reflexão dos temas tratados na UC de METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO I, dentro do Curso de Mestrado em Educação, Tecnologias Digitais, ministrado pelo Dr. Fernando Albuquerque Costa.

Nesta primeira intervenção defino os objetivos pessoais e a respectiva estrutura para alcançá-los. Listo abaixo as minhas expectativas:

- Desenvolvimento do APA;
- Organização das informações de maneira adequada;
- Compreender os objetivos da UC, quanto a sua natureza, relevância e fundamentação;
- Estruturar as questões pertinentes a investigação cientifica, do ponto de vista ético e educacional, proporcionando a divulgação de sínteses pertinentes ao tema, que nos leve a reflexão sobre os desafios propostos.

Para tal situação contaremos com com um trabalho autônomo, através das sínteses das leituras efetuadas, sessões síncronas e a hora de apoio. 

A tarefa baseia-se essencialmente na leitura e análise de textos propostos e na consequente reflexão individual em torno dos temas em estudo, observando-se:
  1. o que vai ser estudado e com que finalidade; 
  2. sugestões de leitura sobre os temas tratados; e 
  3. informações práticas e outros recursos úteis.

Nas Web Conferências é importante prestemos particular atenção e principalmente registemos no bloco de notas:
  • Os conceitos introduzidos pelo docente;
  • As fontes e os autores referidos;
  • As leituras sugeridas para consolidação dos tópicos do módulo.

Logo devo levar em consideração as questões relacionadas a investigação científica:

  1. Compreender a natureza da investigação científica, identificando etapas, componentes do processo e critérios de qualidade;
  2. Compreender a importância da formulação de problemas, questões e objetivos de investigação, e o papel da teoria, da revisão da literatura e da recolha de dados empíricos nesse processo;
  3. Distinguir os principais paradigmas de investigação em Educação e respetivos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos;
  4. Tomar consciência dos principais desafios de natureza deontológica e ética na investigação científica em geral, e na investigação em educação em particular;
  5. Identificar características nucleares de diferentes métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados empíricos, sua construção, aplicação e análise;
  6. Organizar, comunicar e partilhar os resultados da investigação com a comunidade científica.

Para se atingirem estas aprendizagens, a reflexão proposta e o trabalho autônomo organizam-se em torno de 3 temas distintos mas relacionados entre si:


  1. Natureza e características da investigação científica. Etapas, componentes do processo e critérios de qualidade.  Formulação de problemas, questões e objetivos de investigação. O papel da teoria, da revisão da literatura e da observação e recolha de dados empíricos.
  2. Principais paradigmas da investigação em Educação. Caracterização e fundamentos de natureza ontológica, epistemológica e metodológica. Desafios e limites de cada uma das abordagens. Deontologia e ética na investigação.
  3. Métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados. Principais características e estratégias de construção, aplicação e análise de dados. Estratégias de organização, relato e partilha da investigação com a comunidade científica. Recursos tecnológicos de apoio à concretização da investigação.




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