TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE RECOLHIMENTO DE DADOS QUANTITATIVOS
A sessão abordou essencialmente o esboço/anteprojeto de investigação que deverá ser realizado em grupo (com quatro a cinco elementos). Esse esboço consistirá no trabalho final da unidade curricular, tendo em conta uma problemática — "Só com um computador na escola", fornecida pelo docente da unidade curricular.
O anteprojeto deverá conter os seguintes componentes:
- Problema de partida;
- Natureza do problema;
- Paradigma de investigação;
- Questões de investigação;
- Objetivos de investigação;
- Instrumento(s) de recolha de dados;
- Plano de análise de dados; e
- Resultados esperados.
Sinteticamente, este anteprojeto irá reunir tudo o que foi abordado ao longo dos vários módulos.
Segue abaixo o trabalho em grupo:
UNIVERSIDADE DE
LISBOA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
ANTEPROJETO DE
PESQUISA
QUAIS AS ESTRATEGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES NA ESCOLA COM APENAS UM COMPUTADOR?
MESTRANDOS
ANA CELI FRANCO DA COSTA
CHRISTIANE RODRIGUES TOSI
ELIANE DALLA COLETTA
FABRÍCIO PEREIRA
FERNANDA LOPES
MIRIAN BENEVIDES
RICARDO NATALICCHIO
ORIENTADOR
FERNANDO ANTONIO ALBUQUERQUE COSTA
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
……………………………………………………………..1
2.
PROBLEMA DE
PARTIDA…………………………………..……………1
3.
NATUREZA DO PROBLEMA……………………………....……….…….2
4.
PARADIGMA DE
INVESTIGAÇÃO…………………………..………….2
5.
QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO………………………………...………3
6.
OBJETIVOS DE
INVESTIGAÇÃO…………………………..……………3
7.
INSTRUMENTOS DE RECOLHA
DE DADOS…………………......……4
8.
PLANO DE ANÁLISE DE
DADOS……………………………………...…5
9.
RESULTADOS
ESPERADOS………………………….…….……..…..…..6
10. REFERÊNCIAS
.............................................................................................7
1.
INTRODUÇÃO
Iniciamos
a reflexão deste trabalho, a partir da solicitação de um esboço do projeto de
investigação, imaginando-o na origem do trabalho de observação, aplicando as
aprendizagens efetuadas no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia de
Investigação I, no Mestrado de Educação, na área de especialização de Educação
e Tecnologias Digitais, que nos desfiou a propor um problema de pesquisa em CSH
dentro dos estudos realizados durante esta unidade curricular.
Para
elaborar um anteprojeto de pesquisa a partir de um relato de um professor que
possui apenas um computador para trabalhar numa dada escola, apresentaremos
neste documento de um problema, um objetivo geral, objetivos específicos, técnicas
escolhidas para recolha de dados, justificativas para tais escolhas, embasadas
nos textos lidos por nós durante a unidade curricular metodologia de
investigação I e nossas expectativas de recolha.
"É através da investigação que se reflete e
problematizam os problemas nascidos na prática, que se suscita o debate e de
edificam as ideias inovadoras.”(Coutinho, 2014).
É
importante também saber
quais fatores impactam diretamente pesquisas conduzidas na área das ciências
humanas. Coutinho (2014), fala sobre os dois requisitos para o sucesso para
pesquisas em CSH, sua cientificidade, rigor e
sistematização, e sua adequação ao objeto de estudo. Segundo a autora, pesquisas
em CSH caracterizam-se quer seja pela multiplicidade quer pela dependência
contextual. A primeira, significando “ a existência de diferentes abordagens
e/ou modelos, e/ou paradigmas, por exemplo, o modelo das ciências naturais e o
das ciências sociais, os métodos indutivo e dedutivo, as técnicas quantitativa
e qualitativa, o que origina uma discussão, por vezes dicotômica e
contraditória, sobre os aspectos epistemológicos e metodológicos e
metodológicos da investigação.” , a segunda, tratando-se da impossibilidade da
dissociação do cientista social do seu ambiente sociocultural.
Desta maneira, seguiremos definindo
o problema de partida da pesquisa que delimitamos para efeito deste trabalho,
cientes de que, ao aprofundarmo-nos na pesquisa, o problema poderá sofrer
alterações.
2.
PROBLEMA
DE PARTIDA
De acordo com Creswell (2010),
quando os pesquisadores iniciam seus estudos, começam com um ou mais parágrafos
que transmitem os problemas ou as questões de pesquisa específicas. Eles também
apresentam, na primeira sentença, informações para despertar interesse no
leitor. Nas frases que seguem à primeira, os autores identificam um problema de
pesquisa distinto que precisa ser abordado.
O problema emerge após análise de
temas relacionados aos equipamentos
disponíveis na escola, que tipo de trabalho promovem com os alunos, com que
dificuldades se confrontam e que problemas tiveram de ultrapassar, onde o
respectivo pesquisador as utilize para embasar quais estratégias de integração
das TIC no currículo, deva ser mais apropriada. A partir das variáveis,
professor, estratégias e um computador, delimitamos, assim, nosso problema de
partida: “Quais estratégias utilizam os professores na escola com
apenas um computador?
Segundo Tuckman (2000), um bom
problema i) deve estabelecer uma relação entre duas ou mais variáveis. Neste
caso optou-se por avaliar quais estratégias utilizam os professores, onde o
investigador maneja um aspecto mínimo de uma variável para determinar os seus
efeitos noutras variáveis; ii) deve ser formulado de forma clara e sem
ambiguidade, isto é, de forma explícita; iii) deve ser formulado em forma de
questão, ou seja, na medida em que é distinto da formulação declarativa da
hipótese, derivada do mesmo problema; iv) deve ser testável por métodos
empíricos, logo deve ser possível fazer a coleta de dados que respondam à
questão formulada, evitando o uso de duas variáveis vagas, complexas, difíceis
de medir e de utilizar os dados; v) não deve representar qualquer atitude moral
ou ética, evitando questões sobre ideais e valores, pois são mais difíceis de
estudar do que as questões sobre as atitudes ou performance.
Assegurando
de que o problema de pesquisa seja estruturado de maneira consistente com a
técnica de pesquisa no estudo (por exemplo, exploratória no estudo
qualitativo).
Na pesquisa de ciência social
aplicada, os problemas surgem a partir de questões, dificuldades e práticas
correntes, devem ser significativos e estabelecem uma questão prática ou
preocupação que precisa ser tratada. Um problema de pesquisa é a questão que
existe na literatura, em teoria ou prática, que resulta na necessidade do
estudo.
A escolha do problema foi além do
âmbito técnico, pois escolhemos algo que realmente nos interessaria na dada
situação, lembrando Alon (2009), que a escolha do problema deve verdadeiramente
interessar e motivar o pesquisador.
3.
NATUREZA
DO PROBLEMA
Dentro de tal realidade é onde está inserido o
problema que propomos neste anteprojeto: Quais estratégias utilizam os
professores na escola com apenas um computador?
O tipo de
investigação que adotaremos será o descritivo pois, segundo Almeida &
Freire (2002), haverá uma inventariação das características num grupo , onde
buscar-se-á descrever um fenômeno, identificando variáveis e inventariando
fatos através de técnicas de pesquisa pertinentes à perspectiva humanista -
interpretativa, onde o que nos interessa são os significados e às intenções das
ações humanas. Trata-se ainda de uma investigação aplicada que busca soluções
práticas para os problemas a partir da compreensão dos fenômenos.
Segundo Walliman
(2011), a perspectiva relativista trata os fatos como interpretações humanas da
realidade, podendo variar com o tempo ou ser percebidos de forma diferente por
diferentes grupos, culturas. Sendo assim, associada à essa perspectiva relativista,
humanista, referida também como naturalista, estaria o paradigma qualitativo.
4.
PARADIGMA
DE INVESTIGAÇÃO
O paradigma de investigação subjacente a este estudo
irá centrar-se no paradigma interpretativo, também denominado de qualitativo ou
humanista.
A seleção deste paradigma em concreto justificou-se
pelo facto de este englobar um conjunto de correntes
humanístico-interpretativas cujos interesses resumem-se a compreender os
significados das ações humanas para diferentes pessoas envolvidas na ação
social, procurando contributos da Antropologia e da Sociologia e alguma
fundamentação psicológica (Lukas & Santiago, 2004).
Este paradigma assume ainda um conjunto de axiomas
relevantes, úteis para o estudo desta problemática, entre os quais destacamos:
1) La conducta humana es un fenómeno más complejo
que los fenómenos de las Ciencias Naturales por lo que no es posible entenderla
utilizando los mismos medios utilizados para conocer el mundo natural; 2) las
teorías científicas son relativas puesto que se fundamentan em valores sociales
que cambian com el tiempo por lo que los conceptos de universalidad,
objetividad y certeza de los conocimientos científicos quedan cuestionados”; 3)
para el paradigma interpretativo la realidad es algo mútiple (no único) que
únicamente puede ser estudiada de forma holística. La investigación de essas
realidades múltiples indudablemente tenderá ser divergente, con lo que los
objetivos de predicción y control serán muy inviables (ibidem, pp. 29-29).
Mediante as informações sobreditas, fica patente que
a seleção deste paradigma em específico permitir-nos-á compreender os fenómenos
por meio de uma análise profunda das percepções e interpretações dos sujeitos
intervenientes neste contexto educativo em particular, procurando a
objetividade intersubjetiva (Lukas & Santiago, 2004; Mediano, 1996,
referido por Lukas & Santiago, 2004), visando a busca de conclusões gerais
para o contexto em estudo, privilegiando a compreensão em vez da comprovação.
Goetz e Lecompte (1998), acrescentam ainda que este
tipo de paradigma permitem gerar teorias que possuem um caráter indutivo e
generativo, no sentido de que se desenvolvem a partir dos próprios dados e não
através do contraste empírico de hipóteses previamente formuladas (mencionado
por Lukas & Santiago, 2004)
. 5.
QUESTÕES
DE INVESTIGAÇÃO
As questões de investigação fomentam os objetivos da
pesquisa e precisam expressar os reais questionamentos no processo de
investigação.
No
siempre en la pregunta o las preguntas se comunica el problema en
su totalidad, com toda su riqueza y contenido. A veces se formula solamente el
propósito del estudio, aunque las preguntas deben resumir lo que habrá de ser
la investigación. (Hernández, Fernández y Baptista 2003, p.11)
A
partir desse conceito, as perguntas do processo de investigação serão:
I. De que
maneira os professores utilizam o único computador disponível?
II. Quais os entraves subjacentes à
utilização de um único computador?
6.
OBJETIVOS
DE INVESTIGAÇÃO
Os objetivos em um processo
de investigação exercem papel fundamental, pois orientam a linha de pesquisa. Conforme Hernández, Fernández y Baptista (2003, p.11)
Objetivos de investigación: tienen la finalidad de
señalar a lo que se aspira en la investigación y deben expresarse con claridad,
pues son las guías del estudio.
A
partir dessa perspectiva, os objetivos propostos para estudo são:
o
Identificar as práticas adotadas para utilização das
TIC com um único computador disponível
Conforme
Nenty (2009) Embora a declaração do problema do estudo é a apresentação e análise do problema a que uma solução está sendo buscada através da pesquisa, o objetivo
da investigação é a
intenção que se pretende contribuir com uma solução para o problema descrito.
o
Identificar os entraves subjacentes à utilização de
um único computador
Segundo,
Sampieri, Colado & Lucio (2003), También es conveniente comentar que
durante la investigación es posible que surjan objetivos adicionales, se
modifiquen los objetivos iniciales o incluso se sustituyan por nuevos objetivos, según la dirección que tome la investigación.
Também
segundo Hernández, Fernández y Baptista (2003, p.11), hay investigaciones que buscan,
ante todo, contribuir a resolver un problema en especial (en este caso debe
mencionarse cuál es y de qué manera se piensa que el estudio ayudará a
resolverlo), y otras que tienen como objetivo principal probar una teoría o
aportar evidencia empírica en favor de ella. También existen estudios que como
resultado final pretenden generar un planteamiento del problema o inducir el
conocimiento (en especial los cualitativos).
Os objetivos delimitados nesse nosso
processo de investigação está relacionado a auxiliar em resolver um problema em
especial, que nesse caso, é a utilização pelos professores de um único
computador em uma escola.
7.
INSTRUMENTOS
DE RECOLHA DE DADOS
A recolha de dados
será realizada por três instrumentos de técnica direta que são a história de
vida, observação e discussão de grupo.
A história de
vida é um método de natureza qualitativa que fortalece de modo mais reflexivo,
consciente e intencional na investigação das ciências sociais e tem como
característica fundamental a preocupação com o vínculo entre o investigador e o
sujeito. Refere-se ao estudo de um único indivíduo e das suas experiências
contadas.
O método
histórias de vida requer um entendimento da vida de outros, no caso desta
investigação se tratará de história de vida do professor que trabalha com
somente um computador na escola, pois a todos será solicitado que
elaborem um relato escrito contando o que já fazem com os equipamentos
disponíveis na escola, que tipo de trabalho promovem com os alunos, com que
dificuldades se confrontam e que problemas tiveram de ultrapassar, etc.,
desta forma permitirá que o tema desta investigação seja estudado
do ponto de vista de quem está vivenciando a situação e/ou problema,
oportunizando o entendimento da cultura “ do lado do investigado” (
lado de dentro) , permitindo o estudo das relações entre o que é externo
ao investigado e aquilo que ele tem dentro de si.
Através do
relato/ narrativa destes professores será possível compreender
a interpretação individual de cada um, do seu dia a dia , com
as suas experiências diversificadas correlacionadas com os demais professores
da escola. Como também, proporcionar a valorização de cada discurso que
estará sendo racionalizado, estruturado e organizado nas suas
histórias. Segundo Amado, citado por Araújo et al (2016,pp.592)
estes estudos assentam assim o pressuposto de que narrar é reescrever e
não descrever, pois interpretar a narrativa experiencial não é descrever
objetivamente o presente como um encadeamento causal de um passado, é
subjetivá-lo para o projetar no futuro.
A história de
vida, neste contexto oportunizará uma análise e interpretação, integrando as
experiências subjetivas com o contexto da escola e fornecerá uma base
para o entendimento do componente histórico individual desta prática dos
professores, como também a percepção do componente individual dos fenômenos
históricos. Este método é caracterizado por muitos estudiosos como
investigação-ação pela imprescindibilidade de intervenção junto ao investigado
(professor).(Araújo et al,pp.592).
Para o entendimento da profundidade deste método, Meneghel, citado
por Araújo et al (2016,pp.593) refere:
Há um consenso entre os pesquisadores que trabalham com histórias
de vida, que uma boa história “desborda” deixando vir à tona elementos sequer
imaginados e surpreendendo o próprio narrador. A história de vida devolve a
palavra aos silenciosos e aos esquecidos da história e projeta uma iluminação
particular ao social; elas tiram a palavra dos lugares de silêncio e rechaçam
um ponto de vista enquadrado em sistemas de pensamento exclusivos, redutores e
totalitários.
A observação
será realizada no contexto da ocorrência, que será a escola,
numa interação com os professores que participam naturalmente do tema da
nossa investigação. A recolha de informação se dará através de notas de campo,
registros textuais dos diálogos com os professores observados e entrevista não estruturada , com os
professores-chave.
Com o
desenvolvimento da investigação será realizado também, grupos de discussão com
professores e alunos na própria escola. Este procedimento deverá ser realizado
numa sala determinada que permita uma disposição circular ou “U” das cadeiras.
Como estratégia de registro, será efetuado por gravação áudio e vídeo.
8.
PLANO
DE ANÁLISE DE DADOS
A análise dos dados é uma parte da
pesquisa de extrema importância, pois é através dela que vamos procurar
respostas ao questionamento principal da investigação. Esta pesquisa que
tem uma natureza qualitativa, procura compreender os fenômenos assim como
o contexto social dos investigados e as relações entre os sujeitos selecionados
para o estudo . Nesta parte poderemos utilizar dados quantitativos para apoiar
a nossa pesquisa , embora ela seja predominante de natureza qualitativa.
Os métodos de recolha escolhidos
serão os de técnica direta, a saber: histórias de vida, observação e
discussão de grupo. A análise dos dados será pautada principalmente na análise
do discurso explícito e implícito , pois a metodologia principal utilizada
serão as histórias de vida contada pelos professores (Aires 2015.p42) .
Segundo Aires (2015,) as fases mais
importantes para a análise das histórias de vida são:a transcrição dos
relatos gerados e sua análise, e em segundo lugar é a autocrítica que o
protagonista do relato faz do seu material com o auxílio do pesquisador. A
principal dificuldade em utilizar a técnica de análise do discurso é
explorar a informação e dar-lhe um sentido sociológico. Além dessa temos ainda
a complexidade que supõe as diferenças entre o investigado e o
investigador quanto ao uso da linguagem, sistema de valores, culturas e etc.
(p. 41-42).
Iniciando pela análise das histórias
de vida segue abordagem para analisar o discurso dos professores. Como
não existe apenas uma linha de análise do discurso exponho aqui, que a
linha utilizada será a linha francesa da análise do discurso . O objeto
de estudo é o discurso presente na experiência de vida dos sujeitos
escolhidos para essa pesquisa. Catalina & Mutti (2006, p.680) dizem
que o processo de análise discursiva tem a pretensão de interrogar os sentidos
estabelecidos em diversas formas de produção, que podem ser verbais e não
verbais, bastando que sua materialidade produza sentidos para interpretação;
podem ser entrecruzadas com séries textuais (orais ou escritas) ou
imagens (fotografias) ou linguagem corporal (dança). Um dos fundadores do estudo sobre o discurso foi Michel
Pêcheux que relacionou o discurso entre e língua e o sujeito e a história e da
língua e a ideologia (p.680) . Nesse método a linguagem vai além do texto, o
contexto está implícito.
A interpretação deverá ser feita
sempre entre o interdiscurso e o intradiscurso chegando às posições
representadas pelos sujeitos através das marcas linguísticas.(Catalina &
Mutti ,2006, p.682).
O grupo de discussão baseia-se em
discursos orais de um determinado grupo social possibilitará uma representação
em que se refletirá a dinâmica de uma realidade: normas, valores, interações
sociais, perspectivas da realidade. (Aires Apud Colás, 1998, 2015, p.38). Com
essa técnica uma dinâmica é proposta pelo investigador para analisar os
discursos presentes no contexto. Os debates serão gravados em áudio e vídeo
quando possível , para captar a íntegra das falas e possibilitar a análise.
Sabendo que os relatos individuais trazem implícitos os valores e culturas de
um grupo, analisar o grupo social também pode contribuir para compreender
melhor as atitudes de um indivíduo.
Inicialmente podemos categorizar os
relatos agrupando por idade , por formação em tecnologia , e por tempo de
serviço. Esses dados podem ser estatisticamente tratados, apresentando um
panorama sobre os tipos de professores que estamos analisando
dentro do contexto da escola em questão. Prosseguindo podemos categorizar as
histórias coletadas de acordo com tempo semanal dedicado para a
realização das atividades com o computador , tipo de atividades
desenvolvidas, Recursos mais utilizados, Problemas enfrentados, Planos para o
futuro. Como a investigação é qualitativa a categorização poderá ser
ampliada, modificada no decorrer da investigação
Quanto o discurso, presente nos
relatos de histórias de vida dos professores, o pesquisador poderá extrair os
questionamentos apontados por essa pesquisa que são : quais estratégias
utilizadas pelos professores e os entraves que surgem a partir do problema
de infra- estrutura na escola. Em seguida deverá reescrever a história
conforme a sua interpretação e observação, pois cabe a este inclusive
identificar quais são as ideologias que os influenciam, dentre outras
informações. Esse tipo de análise não pretende descobrir algo novo, mas sim
fazer uma interpretação ou releitura sem fazer julgamentos. (Catalina &
Mutti ,2006, p.681).
As observações diretas no campo de
trabalho, devem gerar fichas de apoio , que auxiliem na categorização para a
análise do discurso . Cabe aqui o olhar do investigador sobre o problema
estudado e não apenas o que se diz fazer em determinadas situações. Esta
pesquisa está pautada no ponto de vista do sujeito, porém a observação direta
induz o investigador a fazer uma análise externa ao contexto para
confrontar com o é relatado nas histórias de vidas contadas. Cabe aqui uma
análise comparativa do discurso com a prática conforme citado por Aires citando
Colás a comparação e ordenação dos dados assegura a mediação entre a teorização
e a informação observada. (2015, p.53) , com a única finalidade de compreender
melhor o discurso do sujeito investigado e não de atestar a veracidade dos
fatos, pois essa metodologia não tem esse objetivo. (Glat, 2009, p.30).
Concluindo a análise, o
pesquisador poderá comparar o resultado dessa fase com as hipóteses ,
apresentando conclusões que sejam pertinentes.
9.
RESULTADOS
ESPERADOS
Com esta pesquisa pretendemos, ao responder ao
problema e:
Relacionar atividades e dinâmicas que os professores
utilizam
o Identificar pontos em comum
o Colher similaridades e contrastes
o Identificar o discurso predominante dos professores
a respeito do uso de tecnologia
Posteriormente,
compartilhar as descobertas com outros professores.
10. REFERÊNCIAS
Aires,L. (2015). Técnicas de recolha de materiais empíricos. In: Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional.Lisboa. Universidade aberta.E-book disponível em: http://hld.handle.net/10400.2/2028
Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Lisboa: Universidade Aberta. E-book, disponível online em: https://goo.gl/c2h41p
Almeida, L., & Freire, T. (2003). A Investigação em Psicologia e Educação. In Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (pp. 18–34). Braga: Edição da Psiquilíbrios.
Alon, U. (2009). How To Choose a Good Scientific Problem. Molecular Cell, 35(6), 1–3. https://doi.org/10.1016/J.MOLCEL.2009.09.013
Araújo,P,Martins,E.,Ferandes,R,Mendes,F. & Magalhães,C. (2016). O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/viewFile/798/784
Catalina, R., Caregnato, A., & Mutti, R. (2006). Pesquisa qualitativa: análise de discurso, 679–684. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17.pdf
Coutinho, C. P. (2014). Fundamentos teóricos da investigação em ciências sociais e humanas. In Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas:Teoria e prática (2a ed.). Coimbra: Edições Almedina.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. In Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed. (p.87 a 99).
Glat, R. (2009). Somos iguais a vocês: Depoimentos de mulheres com deficiência mental . Rio de Janeiro, RJ: 7Letras.
Lukas, J. F., & Santiago, K. (2004). Evaluación educativa. Madrid: Alianza Editorial.
Nenty, H. J. (2009). Writing a Quantitative Research Thesis. International Journal of Education and Science, 1, 19–32.
Roberto Hernández, R.; Fernández C. & Baptista, P. (2003). Metodología dela Investigación. México, D.F: McGraw-Hill, Interamericana.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lúcio, P. (2003). Metodologia de la investigación. (Interamericana, Ed.) (3rd ed.). México: Mcgraw-Hill. (p. 689).
Tuckman, B. W., da Cruz, M. E. V., Lopes, A. R., & Antunes, M. I. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. (p.35 a 57).
Referência
Costa, F. (2017). Definindo o projeto de investigação. Responder às questões de investigação. [pptx]. Disponível em (pasta partilhada apenas para os alunos inscritos na unidade curricular de Metodologia de Investigação I).
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