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REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Após analise preliminar é necessário reunir e verificar, o que já se sabe sobre o assunto, ou seja, as informações sobre o determinado tema. Varias razões podem ser apontadas à esta necessidade:
i)               Conhecimento do estado de conhecimento no domínio que selecionamos, por exemplo se o problema que se coloca já foi inclusive solucionado ou o que poderá estar a faltar para isso;
ii)              Importância em se conhecer as teorias existentes na área do estudo a realizar, por exemplo quais  as teorias explicativas do fenômeno em questão de modo a melhor se poder equacionar o próprio modelo de análise a seguir;
iii)          Conhecimento da metodologia de investigação mais frequentemente usada no problema em causa (procedimento, amostra, plano, instrumentos); e,
iv)        Conhecimento das questões deixadas em aberto por outros investigadores, nomeadamente os erros metodológicos mais frequentes ou reducionismos em que incorreram os estudos anteriores.
É importante ressaltar que esta revisão bibliográfica é importante para se definir e melhor enquadrar o referencial teórico para a investigação selecionada. Serve também para a obtenção de indicações e sugestões importantes tendo em vista a definição do procedimento metodológico, sobretudo, quando se trata de definir o plano da investigação ou de precisar as amostras e os instrumentos a serem utilizados na coleta dos dados, assumindo o papel de interface entre a delimitação do problema e a formulação da hipótese, bem como dos passos seguintes na investigação.
Existem diversas “bases de dados” disponíveis e algumas publicações fazem a revisão e sistematizam os livros e as revistas que vão sendo publicadas. É preponderante que o investigador de uma determinada área, consulte os artigos publicados desta mesma área , particularmente daqueles que ciclicamente fazem uma síntese das principais investigações no domínio, pois nos levam rapidamente a outras referencias que merecerão ser consultados.

Referências

Almeida & Freire. (2003). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação, Edição da Psiquilíbrios, Braga.

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